CAR – Cadastro Ambiental Rural

O que é Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

Para Saer mais sobre o Cadastro Ambiental Rural, fale com o nosso atendimento, ou preencha o formulário abaixo e aguarde nosso breve retorno.

Fale conosco agora

Seu nome (*)

Seu e-mail (*)

Telefone

Assunto

Sua mensagem

Onde nos achou?

O Cadastro é realmente obrigatório?

Sim, ele é obrigatório!
O CAR – Cadastro Ambiental Rural, surgiu a partir do Novo Código Florestal e é basicamente um registro eletrônico necessário a todos os tipos de imóveis rurais, sendo eles públicos ou privados, e possui abrangência nacional.

 

Tem como fim o controle e monitoramento ambiental, e é considerado por muitos como a ‘’carteira de identidade’’ do imóvel.

 

É de suma importância que o proprietário realize o cadastro da forma correta, do contrário pode acarretar a perda de direitos e benefícios previstos na lei. Sendo assim, o CAR apenas tem como finalidade facilitar a vida dos proprietários de bens rurais, principalmente no que diz respeito as licenças ambientais.

 

Dentre os benefícios que se tem ao realizar o cadastro, pode-se destacar a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade da região, a valorização da propriedade e a facilitação do acesso ao crédito agrícola.

 

Por outro lado, a não realização, pode causar restrição ao crédito rural, impossibilidade de transferência e venda futura do imóvel e problemas na comercialização do produto gerado pelo proprietário do terreno.

 

Além de apoiar e trazer benefícios aos agricultores e empreendedores do meio agrícola, também visa auxiliar gerentes, gestores públicos, e técnicos rurais.