Transporte Sustentável

Transporte Sustentável

As respostas aos problemas de congestionamento, por meio do aumento da capacidade viária, estimula o uso do carro e gera novos congestionamentos, alimentando um ciclo vicioso responsável pela degradação da qualidade do ar, aquecimento global e comprometimento da qualidade de vida.

Com o avanço do aquecimento global, a sociedade busca novas alternativas aos combustíveis fósseis tradicionais, como a gasolina e o diesel, responsáveis por liberar gás carbônico no meio ambiente. Esta preocupação tem como resultado a proposição de meios de locomoção mais limpos e sustentáveis, os chamados transportes ecologicamente corretos.

O modelo atual concentra-se no deslocamento individual e causa desperdício, com geração de congestionamento e veículos ocupados por uma única pessoa. Desta forma, o fortalecimento dos sistemas de metrô, trens e ônibus, mesmo que estes causem a queima de algum combustível, representa um impacto ambiental muito menor do que o atual.

Muitas pessoas aderiram ao hábito de caminhar ou utilizar a bicicleta para os deslocamentos diários. A medida, além de saudável e completamente inofensiva ao meio ambiente, pois reduz o número de automóveis nas ruas.

Há também os transportes ecologicamente corretos moldados para os amantes de carros e motos, com o desenvolvimento atual de veículos dotados da chamada “tecnologia verde”. Apesar de ainda serem minoria no mercado, estas inovações devem tornar-se populares com o tempo e, assim, mais acessíveis.

Os carros híbridos são um bom exemplo, pois usam um motor elétrico para auxiliar o motor de combustão e causam grande economia de combustível, atualmente, existem ainda as versões totalmente elétricas, que rodam sem emitir dióxido de carbono algum na atmosfera.

Os protótipos movidos a hidrogênio, que utilizam pilhas de combustível e eliminam apenas vapor d’água no meio ambiente, é uma boa pedida.

Ainda em fase de aprimoramento, o Brasil já conta com a alternativa do etanol, obtidos pela cana-de-açúcar. O álcool emite menos gases-estufa que a gasolina e o diesel e, ao contrário deles, vem de uma fonte renovável.

Comments are closed.