Saiba mais sobre: Saiba como funciona a remediação de solos contaminados
Entenda o que é, conheça os principais passos e saiba quando deve ser realizada a remediação de solos contaminados
A remediação de solos contaminados é uma medida necessária para recuperar espaços que foram impactados por diversos motivos e perderam sua fertilidade, além de outras características.
Geralmente, esses impactos são causados por falta de gestão de resíduos sólidos das empresas, má utilização de fertilizantes, pesticidas, herbicidas, inseticidas e agrotóxicos, desmatamento e até a falta de tratamento de esgotos, principalmente, nas grandes cidades.
A partir desta contaminação, é preciso realizar o processo de recuperação desses terrenos, e é justamente isso o que preparamos neste conteúdo. Continue a leitura e entenda como funciona a remediação de solos contaminados.
Leia também: Saiba quais são as penas para empresas que cometem crimes ambientais
Entenda o que é a remediação de solos contaminados
A remediação de solos contaminados é realizada a partir de alguns passos que irão concluir qual é o melhor processo para a recuperação do terreno. Dentre as principais práticas, destacam-se:
- Biorremediação
- Escavação
- Oxidação química in-situ
- Remoção e destinação do solo
- Extração de vapores do solo
- Tecnologias térmicas
- Solidificação
- Atenuação natural
Saiba também: Como é realizada a recuperação de áreas degradadas?
Conheça os principais passos para a remediação dos solos contaminados
Para minimizar os impactos ambientais causados e promover ações de recuperação do terreno, é preciso seguir algumas etapas. Conheça as principais:
Avaliação preliminar: em que se identifica os impactos causados, a partir do histórico e atual situação do solo;
Investigação: para avaliar e verificar exatamente qual foi o impacto causado no terreno, com análises de grau e tipo de contaminação;
Avaliação de risco: a partir dos dados coletados;
Desenvolvimento do projeto de remediação do solo: nesta etapa, é definido qual procedimento será realizado para recuperar o terreno e deixá-lo próprio para moradia, comércio ou agricultura.
Leia mais: Entenda o impacto dos crimes ambientais
Conheça a Tema Meio Ambiente
Para evitar de chegar ao ponto de ser necessário realizar a remediação de solos contaminados, as empresas precisam implementar políticas de redução dos impactos ambientais causados e até o desenvolvimento de um plano de gestão de resíduos sólidos.
Nesse sentido, pode ser importante contar com uma empresa especializada neste tipo de projeto.
Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma organização que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.
Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.
Na prática, podemos criar metas importantes para contribuir para a otimização dos aterros, com base na Lei 12.305/10, e instituímos instrumentos de planejamento e gerenciamento, além de desenvolver e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para reduzir os impactos ambientais causados pela sua empresa!